sexta-feira, 29 de julho de 2011

A cadeira ou o Professor?[update]

Alguns dias atrás conversando com uma colega sobre cursos universitários e docência, sobre a forma como os professores ensinam suas mais variadas disciplinas:-) , bem como a forma como cobram dos alunos os conteúdos ministrados em aula, cheguei a conclusão que existe um subjetovismo muito grande em universidades, não só braileiras mas mundiais também. Já ouvi muitos relatos que professores avaliam os alunos por questões de afinidade, "dando nota por cara".

Essa mesma colega me relatou que teve um professor que admitiu em público que avaliava o aluno por questões de afinidade e que para ser aprovado na Cadeira dele teria que agrada-lo, ser seu súdito. Como ela deu mais importância para Disciplina do que ao Professor, perdeu a cadeira por falta de 0,25 pontos e em outro semestre, para finalmente conseguir pagar a disciplina, teve que decorar uma apostila elaborada pelo professor para fazer a prova com as palavras que o professor achou mais conveniente que seus discípulos usassem. Ao meu ver isso é pura rivalidade e meninice da parte do professor. O aluno para alcançar a tão almejada aprovação tem de se adaptar ao professor, entender seu nobre jeito de pensar, andar segundo seus passos e aprender seus erros e também acertos. Tem de ver da forma que o professor ver. Parece até religião!

Parece absurdo que disciplinas como Matemática ou Física ou até mesmo Química, varie tanto de "dificuldade" de professor para professor. Os métodos que eles usam são muitos discrepantes e ordinariamente produzem quase que os mesmos resultados. Métodos distintos deveriam dar origem a resultados diferentes. Os Mestres valorizam mais as notas que os meios como se chegaram a ela.Podemos conseguir muitos bons resultados em várias disciplinas, até mesmo os melhores (teto), porém o mais importante a avaliar é se o método que usamos vai ser base de sustentação para prosseguirmos na disciplina segundo nosso ritmo.

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